imunização

Estudantes de Odontologia da UFSM cobram vacinação contra Covid-19

Leonardo Catto

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Fabiano Marques (Especial/Diário)

Com poucas doses em todo o país e sem imunização massiva, a vacinação contra a Covid-19 é tema de questionamentos sobre públicos-alvo e grupos prioritários. Recentemente, por exemplo, a destinação de doses a professores chegou a ser pautada no Supremo Tribunal Federal (STF). Em Santa Maria, estudantes de Odontologia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) se mobilizaram para questionar o porquê de não terem sido vacinados. A justificativa é que estudantes do mesmo curso da Universidade Franciscana (UFN) receberam a imunização.

UFSM divulga lista de classificados na segunda chamada oral

O Plano Nacional de Imunização (PNI) define que estudantes de cursos da saúde em estágio hospitalar, atenção básica, clínica e laboratorial estão contemplados no grupo prioritário de trabalhadores da saúde. Os antedimentos da UFN são mantidos. Na UFSM, contudo, as atividades presenciais estão suspensas. Os estudantes justificam, entretanto, que os atendimentos poderiam ser retomados se eles fossem vacinados.

REPERCUSSÃO
Depois da mobilização, o curso de Odontologia da UFSM teve um reunião com representantes de turmas. Sem definir datas, foi apresentado que turmas do 9º e 10º semestres retornariam antes. Do 8º em diante, o retorno seria em até dois meses.

Cadastro para vacinação de acamados com 18 anos ou mais encerra nesta terça

A partir do 6º semestre, a matriz curricular passa a ter mais atividades práticas e que não podem acontecer de modo remoto. No 7ª, 70% da carga horária se dá em atendimento presencial.

EXPLICAÇÃO
A retomada de atividades depende da aprovação dos planos de retorno das comissões de biossegurança. Segundo o coordenador da Odontologia na UFSM, o professor Renésio Armindo Grehs, um planejamento já foi aprovado pelo curso e pela comissão setorial do Centro de Ciências da Saúde (CCS). Falta ainda o aval da comissão geral da universidade. Este plano é referente às atividades presenciais de formandos.

- Nós estabelecemos em 2020, quando a UFSM entrou com o Regime de Exercícios Domiciliares Especiais (Rede). Em 2021, novamente, via  online, e a presencialidade com o retorno previsto na medida em que as condições permitissem. Criamos uma comissão e temos o plano de retorno que está em tramitação na UFSM. Nós tínhamos planejado um retorno escalonado, só que no processo de aprovação, surgiu que não haveria possibilidade de aprovação imediata com todo curso voltando  - explica o professor.

O plano mais avançado permitiria atividades presenciais para 9º e 10º semestre, além de estágios obrigatórios. Para as demais turmas, outro planejamento ainda será elaborado. Não há previsão para quando será aprovado, mas Grehs acredita que seja "nos próximos dias".

Sem aulas presenciais, alunos vão à escola usar computador e internet

PLANO DE VACINAÇÃO
A prefeitura de Santa Maria, responsável pela aplicação das doses, explica que a orientação é vacinar trabalhadores que estejam atuantes. Conforme nota, os estudantes precisam ter a atuação comprovada por meio de escala ou do cronograma dos estágios ou aulas práticas. É necessário garantir que os alunos não estejam em home office ou que estejam, mas que já têm previsão de retorno de estágios com atendimento ao público.

A imunização na cidade, nestes casos, se deu com a apresentação de listas nominais à prefeitura e comprovação dos cronogramas e previsão de inícios de atividades. O Executivo afirma que não foram vacinados estudantes que não retornaram às atividades presenciais, em atuação direta com a saúde da população.

A primeira ação de vacinação foi para alunos que estavam ou iniciariam atividades presenciais até dia 15 de abril. Foram 115 vacinados da UFSM, 355 da UFN e 66 da Faculdade Integrada de Santa Maria (Fisma) entre servidores, professores e alunos. Para a segunda ação destinada para esse público de instituições de ensino, a prefeitura ainda recebe lista das pessoas que estão ou vão iniciar atividade presencial até 30 de maio.

O Diretório Acadêmico da Odontologia da UFN publicou uma nota no Instagram depois da mobilização dos estudantes da UFSM. O texto menciona "solidariedade aos colegas e amigos estudantes de Odontologia da UFSM" e agradece à UFN pela imunização e pelo planejamento de retorno.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

'Não há um dia em que a UTI não esteja lotada' diz chefe do setor no Husm

Cadastro para vacinação de acamados com 18 anos ou mais encerra nesta terça Próximo

Cadastro para vacinação de acamados com 18 anos ou mais encerra nesta terça

Saúde